Cora Silberschneider fala da inteligência artificial na prática e explica como o Mercado Livre e o LinkedIn utilizam IA para criar soluções para diferentes problemas  

 

Já parou pra pensar em como a Inteligência Artificial (IA) está presente no nosso dia a dia? Ela permite o sistema de recomendação de serviços de streaming e outras plataformas, como do Spotify, Netflix e Amazon; a detecção e o reconhecimento facial quando desbloqueamos nosso celular; o cálculo da melhor rota quando usamos mapas de navegação como Waze ou Google Maps, e muito mais.

É apontando essa presença no cotidiano que Cora Silberschneider começa seu vídeo, ambientando quem assiste a perceber que a IA já acontece na prática há bastante tempo.

Citando Meta, Google, Nubank e Uber, a engenheira de machine learning explica como essas empresas utilizam soluções com IA, seja para melhorar o gerenciamento de notificações em uma rede social, para auxiliar pessoas redatoras a resumirem seus textos ou clientes a terem um atendimento mais eficiente e direcionado. 

Ela se dedica mais detalhadamente a dois casos: à forma como o Mercado Livre usa IA para prever dimensões de pacotes, e à maneira que o LinkedIn detecta conteúdos virais de spam através da IA. Ela expõe os impactos dessas soluções e explica como foram utilizadas. 

Por fim, nas considerações finais, Cora elenca ferramentas e linguagens mais usadas para desenvolver IA, aponta tendências e alerta para os desafios de seu uso.

Confira a seguir:

Acesse a apresentação aqui

 

CRÉDITOS

Autora

Cora Silberschneider é graduada e mestre em Ciência da Computação, trabalhando na área de dados há mais de cinco anos. Já teve experiência na parte analítica como analisar, explorar, gerar insights e desenvolver modelos para diferentes ocasiões. Atualmente atua focada na parte de engenharia (área de MLOPs), fazendo modelos e outros sistemas de dados funcionarem.

Saiba mais no LinkedIn

Revisora

Stephanie Kim Abe é jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Trabalha no terceiro setor, cobrindo Educação ou apoiando a comunicação de organizações da sociedade civil. Esteve nos primórdios da Programaria, mas testou as águas da programação e achou que não eram a sua praia.

Saiba mais no LinkedIn

Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint IA e Dados.