[Painel] Como sonhar junto novos futuros?
Tatiana Nascimento, Mariana Leal, Psicanalista e pesquisadora; Elisa Para Poty, Professora na Secretaria de estado da educação SC e mediação da Iana Chan, CEO e Fundadora da PrograMaria
Tatiana Nascimento, pessoa não-binária, brasiliense, mãe da Irê. cantora, compositora, escritora, tradutora, editora na padê (que não é cocaína) editorial – livros de autoria preta/lgbtqia+. sua produção mergulha sentido, melodia, ruído em looping, numa reengenharia do pensavento de sonhos, afetos, negritudes, cerrado & mar. 17 livros publicados. finalista do jabuti de poesia 2022. idealizadora do primeiro Slam das Minas e da primeira formação sobre privilégio branco e branquitude no Brasil.
Elisa Para Poty, indígena do povo Guarani Mbya, nasceu na Terra Morro dos Cavalos (SC) e vive na Terra Indígena Jaraguá (SP). Artista e ativista, é contadora de histórias Guarani, palestrante, tradutora, cineasta, professora e cantora. Foi comunicadora na Comissão Guarani Yvy Rupa e professora em sua aldeia natal aos 18 anos. Formada em cinema, dirigiu curtas valorizando o audiovisual indígena, como Nhemboaty kunhangue (2023) e Kunhague Reko (2019), focando nas vozes e tradições Guarani.
Mariana Leal de Barros é psicanalista e antropóloga. Mãe , doutora em Psicologia (USP) e Ciências Sociais (Universidade Lyon – França), com pós-doutorado em Antropologia (FFLCH-USP). Investiga os impactos da condição socioambiental na subjetividade contemporânea pelo CCI-Cebrap/ Cebrap-Sustentabilidade, e coordena o ‘Jacarandá-sonhar em rede (@jacaranda.sonharemrede)’, projeto dedicado a ouvir e compartilhar como as pessoas têm sonhado a metamorfose acelerada do planeta.
O sonho onírico é tecnologia ancestral para elaborar a realidade, alertar sobre o futuro e, acima de tudo, mobilizar nossos desejos. Já o sonho em vigília, com intenção, é fundamental para se comprometer com movimento, mudança e transformação. Neste painel de encerramento do PrograMaria Summit 2024, uma poeta, uma psicanalista, uma contadora de histórias Guarani e uma empreendedora sonhadora se encontrarão para uma troca livre, aberta e cheia de afeto sobre diferentes perspectivas acerca de sonhos e futuros.
Negócio de impacto social que empodera mulheres com habilidades em tecnologia e programação. Realiza eventos, oficinas, cursos de formação técnica e outras soluções para empresas promoverem mais diversidade e se conectarem com mais mulheres na tecnologia. Foi reconhecida como a melhor startup de Impacto Social no Startup Awards 2019, acelerada no programa Itaú Mulher Empreendedora, e também residente da Estação Hack, parceria entre Facebook e Artemisia.