Do Tecnólogo ao Mestrado: uma história de superação e reinvenção na carreira de tecnologia
Ana Portilho, Bolsista em Segurança Cibernética na CPQD
Profissional formada em Tecnologia em Geoprocessamento pela Universidade Federal do Pará, com trajetória em desenvolvimento e pesquisa tecnológica. Iniciou na programação por meio de projetos como o Manas Digitais. Conquistou sua primeira oportunidade como desenvolvedora e bolsista de tecnologia na Embrapa. Atualmente, é mestranda na Unicamp, pesquisando IA generativa aplicada à educação, e trabalha no CPQD com foco em proteção e privacidade de dados.
A palestra irá abordar a transição de carreira da área de Geoprocessamento para desenvolvedora e pesquisadora em IA e Segurança Cibernética. Será discutido como o interesse pela programação surgiu, impulsionado por projetos como o Manas Digitais, e como cursos e mentorias abriram portas no desenvolvimento de software. A trajetória também inclui a decisão de seguir uma carreira acadêmica, com o ingresso no mestrado na Unicamp e o trabalho de pesquisa em IA e privacidade de dados no CPQD. Finalizando com dicas para quem deseja fazer uma transição de carreira para a tecnologia, destacando a importância de conexões e espaços como projetos sociais e redes de apoio.
![](https://www.programaria.org/wp-content/uploads/2020/04/Programaria_horizontal_fundoescuro-png-42x30-300DPI.png)
Negócio de impacto social que empodera mulheres com habilidades em tecnologia e programação. Realiza eventos, oficinas, cursos de formação técnica e outras soluções para empresas promoverem mais diversidade e se conectarem com mais mulheres na tecnologia. Foi reconhecida como a melhor startup de Impacto Social no Startup Awards 2019, acelerada no programa Itaú Mulher Empreendedora, e também residente da Estação Hack, parceria entre Facebook e Artemisia.