Oie, minha gente!
Eu sou a Luana Barbosa e tenho a alegria de contribuir com a PrograMaria no papel de curadora da Sprint Primeiros Passos em Tecnologia! Antes de dar um gostinho do que vem por aí (e já adianto: está imperdível!), quero compartilhar um pouco da minha jornada na área de tecnologia e como esse caminho tem sido transformador. Porque começar pode parecer desafiador, mas, com a comunidade certa, tudo se torna mais possível!
Tenho 24 anos e sou filha de uma empregada doméstica e de um eletricista. Durante minha adolescência, minha família me matriculou em um curso de software e hardware, uma experiência que foi desafiadora de várias formas. Além de estar em uma turma majoritariamente masculina, eu também estava aprendendo, pela primeira vez, a me locomover sozinha de ônibus pela cidade.
Curiosamente, sempre achei que eu nunca conseguiria me orientar no transporte público. Mas, à medida que fui pegando prática, a sensação era como enxergar uma luz no fim do túnel — um aprendizado que, assim como a tecnologia faria tempos depois, me mostrou que sou capaz de muito mais do que imagino.
Infelizmente, acabei desistindo do curso porque acreditava que aquela não era minha área. Mas minha jornada não parou por aí.
Um ano e meio após concluir o ensino médio, fui aprovada no curso técnico em Saneamento Ambiental no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Durante minha formação, me interessei especialmente pela disciplina de Geoprocessamento, que envolve o processamento de dados georreferenciados por meio do software livre QGIS. Esse interesse me motivou a explorar novas possibilidades dentro da tecnologia.
Foi então que comecei a buscar iniciativas que impulsionassem e incentivassem a presença de mulheres negras, cis e trans na área da tecnologia. Iniciei um curso de introdução à programação, onde tive a oportunidade de conhecer um pouco de diversas áreas, como UX/UI, front-end, back-end, dados e gestão de projetos. (Ficou curiosa para saber o que cada uma dessas áreas faz e quais tecnologias utilizam? Vamos explorar tudo isso nos conteúdos dessa Sprint!)
Depois dessa primeira formação, decidi me aprofundar no desenvolvimento e embarquei em uma jornada de aprendizado e prática como desenvolvedora Java Full Stack. Nesse mesmo período, fui aprovada com uma bolsa integral no Programa Universidade para Todos (Prouni) para cursar Sistemas para Internet e tive minha primeira experiência profissional na área. Foi uma trajetória cheia de desafios, mas sempre guiada pela certeza do impacto que eu queria causar na nossa comunidade.
Com esse propósito em mente, fundei um negócio de impacto social focado em trazer a diversidade para o centro da inovação. Acredito que a tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas um território de disputa e transformação, e que é necessário garantir que mais pessoas de grupos historicamente vulnerabilizados tenham acesso e protagonismo nesse espaço.
Desisti da minha primeira graduação devido à dificuldade de permanecer em um ambiente hostil e pelo fato de ela não estar alinhada aos meus objetivos profissionais naquele momento. Com essa decisão, aprendi que é fundamental ouvir nossos sentimentos e ajustar nossas escolhas de acordo com nossas metas. (Isso é algo que será trabalhado nessa Sprint: traremos conteúdos que vão te ajudar a desenvolver habilidades essenciais, como autogestão e inteligência emocional, para alinhar seu propósito aos seus objetivos e construir uma trajetória mais equilibrada e assertiva na tecnologia)
Quando sabemos em que direção seguir, torna-se mais fácil alcançar nossos objetivos. Ao longo da minha trajetória, fui reconhecida pelo meu trabalho e impacto social, sendo destaque na Brazil Conference at Harvard & MIT e tornando-me, em 2024, a primeira pessoa trans a receber o Prêmio Empreendedor Social na categoria Jovem pelo Empoderamento Econômico, concedido pelo jornal Folha de S. Paulo.
Mais recentemente, fui aprovada em primeiro lugar no curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, uma conquista totalmente alinhada ao caminho que estou trilhando para o meu futuro. Meu grande sonho é me tornar uma pesquisadora referência em Inteligência Artificial e Gênero, contribuindo para um futuro mais inclusivo e inovador na tecnologia.
E por que estou compartilhando essa história com você? Porque, especialmente na área de tecnologia, é muito comum nos sentirmos perdidas sobre qual direção seguir. Com tantas ferramentas, tecnologias e inovações surgindo o tempo todo, acabamos nos sobrecarregando, achando que precisamos aprender tudo de uma vez!
Se você está se sentindo assim, aqui vai uma dica: foque no que mais te inspira e te motiva o aprendizado agora. Não se preocupe em querer abraçar o mundo — foque em uma área e se aprofunde nela. Durante a PrograMaria Sprint Primeiros Passos em Tecnologia, aproveite para explorar ao máximo aquilo com o que você mais se conectou. Quem sabe você descobrirá uma paixão ou uma nova direção profissional! Lembre-se: o caminho se constrói aos poucos e cada passo dado é uma vitória em direção ao seu objetivo.
Olha tudo que vai rolar nesses próximos dias!
Artigos imperdíveis:
- As principais carreiras para você crescer no mundo tech, por Pamela Rosales.
- Hackeando o Aprendizado: Estratégias de Design Instrucional para aprender a aprender, por Belkis Rosa
- Etarismo em tecnologia: Tem idade certa para começar?, por Braynner Silva de Carvalho
- SOS: Principais mitos que afligem quem está começando
- Como tomar as decisões necessárias para minha transição de carreira, por Ana Uriarte
- Querido LinkedIn: Como usar a rede para impulsionar sua transição de carreira, por Niodara Faria
Vídeos aulas incríveis:
- Saúde mental na transição de carreira: Como cuidar de você no processo, com Monica Feitosa Santana
- Minha Transição de Carreira: Maternidade Tech, com Rebeka Cardoso Sena
- Como fazer um bom Networking para sua carreira tech, com Tereza Oliveira
Palestras exclusivas:
- A fórmula mágica da transição de carreira: por onde começar, com Morganna Giovanelli
- Como desenhar um mapa para a sua carreira tech, com Amanda Silva
- Como entrar na tecnologia: tire suas dúvidas com mulheres que fazem acontecer, com Amanda Silva, Kesia Salgado, Pachi Parras e Luana Maria
Momentos mão na massa:
- Introdução ao Terminal: Primeiros Passos, com Pachi Parra
- Prosperidade na transição de carreira: um guia prático para lidar com suas finanças, com Geovana Conti
Siga em frente com confiança, aproveite as oportunidades que surgem e se permita aprender com o processo. Juntas, vamos construir um futuro mais inclusivo e transformador na tecnologia!
Este conteúdo faz parte da ProgaMaria Sprint Primeiros Passos em Tecnologia
CRÉDITOS
Autora
Luana Barbosa. Diretora-executiva da Pajubá Tech. Alumni na Escola de Governança da Internet no Brasil e da Escola Internetlab. Recebeu o Prêmio Semeadores das Políticas Públicas de Juventudes, da Prefeitura de Recife (PE), e o Prêmio Empreendedor Social, do Jornal Folha de S. Paulo.
https://www.linkedin.com/in/luana-maria-2000/
Revisora
Luciana Fleury, jornalista
https://www.linkedin.com/in/luciana-fleury-1b024083/
Autora
Luana Barbosa. Diretora-executiva da Pajubá Tech. Alumni na Escola de Governança da Internet no Brasil e da Escola Internetlab. Recebeu o Prêmio Semeadores das Políticas Públicas de Juventudes, da Prefeitura de Recife (PE), e o Prêmio Empreendedor Social, do Jornal Folha de S. Paulo. https://www.linkedin.com/in/luana-maria-2000/
Revisora Luciana Fleury, jornalista https://www.linkedin.com/in/luciana-fleury-1b024083/