Descubra quais indicadores ajudam a acompanhar o desempenho do desenvolvimento consistente de softwares
Ter rapidez e qualidade para atender demandas das pessoas usuárias é um ponto fundamental para a consolidação e crescimento de uma startups e, negócios digitais como são, isso significa depender de um desenvolvimento consistente de softwares. Mas como medir se a performance de entrega está adequada ou pode ser melhorada?
Lorena Mezes, Gerente de Engenharia na Donus, desvenda esta questão e seus desdobramentos nessa palestra.
Primeiro, ela apresenta métricas utilizadas nas mensurações de performance: tempo para construção, frequência de entregas, percentual de falhas e tempo para se recuperar de uma falha. Lorena detalha cada uma delas, além de indicar qual o objetivo perseguido em cada item. Ela apresenta, ainda, os números da Donus referentes a estas métricas, explicando o contexto em que ocorreram.
Na sequência, Lorena destaca, a necessidade de, para além da mensuração, estabelecer formas de comparação para identificação clara se os resultados são positivos ou podem ser aprimorados, mostrando como a Donus faz isso.
Para finalizar, ela completa o ciclo e explica as estratégias seguidas pela Donus para a melhora da performance de entrega de software.
Acompanhe!
Lorena Menezes, Gerente de Engenharia na Donus.
Há 10 anos na jornada de desenvolvendo de software. É apaixonada por resolver problemas de negócio através de Tecnologia e por fazer isso de forma colaborativa!
Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/lorenaliramenezes/ REVISÃO: Luciana Fleury, jornalista
Formada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Tem trabalhado com o desenvolvimento de projetos editoriais, produção de conteúdos e edições de textos. É mãe orgulhosa da Gabriela e coleciona globos de neve.
Redes sociais: https://www.linkedin.com/in/luciana-fleury-1b024083/
Este conteúdo faz parte da Sprint PrograMaria powered by Z-Tech | Mulheres em Startups.
Lorena, obrigada! Nossa.. perfeito. Apesar de eu não conhecer no detalhe o desenvolvimento de Software (ainda não trabalho na área) , consegui entender essa parte mais estratégica de uma Startup. Gostei muito.