Confira dicas valiosas sobre o que fazer para mandar bem ao participar em processos seletivos em tecnologia e conquistar a vaga dos sonhos
E aí, mulher?! Você já deve ter passado por várias entrevistas de emprego para vagas de tecnologia, não é mesmo? Sabemos que pode ser um processo desafiador e, muitas vezes, nos perguntamos o que realmente podemos fazer para nos destacar. Por isso, estamos aqui para compartilhar algumas dicas valiosas que vão ajudá-la a se destacar em processos seletivos e conquistar aquela vaga dos sonhos. Vamos lá!
Vamos começar falando sobre o papel da recrutadora no processo de contratação. A pessoa recrutadora é responsável por traduzir as necessidades do gestor e do negócio na forma de perguntas feitas a quem se candidatou para a vaga. Nós, recrutadoras, queremos entender se você possui as habilidades interpessoais e técnicas necessárias para o job em questão. Na área de tecnologia, é importante estar preparada para falar sobre suas experiências, cases de sucesso, ferramentas que domina, desafios e oportunidades que já enfrentou.
Nesse sentido, as habilidades hard e soft mais procuradas pelas empresas são essenciais para chamar a atenção dos recrutadores. As habilidades soft incluem atenção a detalhes, pensamento crítico, adaptabilidade, solução de problemas e colaboração. Já as habilidades hard, considerando a área de dados, estão relacionadas à visualização e manipulação de dados, como data visualization, extração e manipulação de dados, conhecimento em linguagens de programação como SQL, Python, plataformas como Tableau, Power BI, ETL, mineração e modelação de dados. Além disso, para os perfis mais plenos, é esperado que tenham capacidade de liderança de projetos, autonomia na execução das tarefas e capacidade de pensar fora da caixa. Já para os perfis seniores, espera-se uma entrega ainda mais robusta, conectada com aspectos estratégicos do produto e do negócio.
Agora, vamos falar sobre o que você pode fazer para se destacar durante o processo seletivo. Uma boa estratégia é fazer perguntas inteligentes para mostrar seu interesse e conhecimento sobre a empresa e a vaga. Algumas boas perguntas são:
– O que é esperado de mim a curto e médio prazo?
– Quais são os objetivos da área para o próximo semestre/ano?
– Por que você gosta de trabalhar aqui?
Além disso, é importante se preparar bem antes da entrevista. Pesquise sobre quem vai te avaliar, procure o nome e cargo da pessoa no LinkedIn. (tanto a pessoa recrutadora quanto a pessoa responsável pela entrevista técnica), de forma a conhecer melhor o terreno onde está se aventurando, mostrar preparo no momento da entrevista e embasar melhor as perguntas a fazer. Exemplo:
Considerando a sua posição de Product Manager na Trimble, quais ferramentas e skills você considera imprescindíveis para ocupar esta posição?
Relembre os requisitos e atividades descritos na vaga e prepare exemplos concretos de projetos ou tarefas que demonstrem suas competências e experiências necessárias para a posição, aplicando a metodologia STAR (situação, tarefa, ação e resultado) na sua resposta, como no exemplo a seguir:
Pergunta: “Você pode descrever uma situação na qual você aplicou suas habilidades de análise de dados para resolver um problema complexo?”
Resposta (utilizando a metodologia STAR):
- Situação: “Na minha experiência anterior como cientista de dados em uma empresa de e-commerce, fui designada para analisar e otimizar o sistema de recomendação de produtos para aumentar as vendas e a satisfação do cliente.”
- Tarefa: “Minha tarefa era desenvolver um modelo de recomendação mais preciso, considerando uma ampla gama de variáveis, incluindo histórico de compras, preferências do cliente e comportamento de navegação no site.”
- Ação: “Comecei coletando e explorando os dados disponíveis, identificando padrões e insights relevantes. Em seguida, criei um plano de análise detalhado, definindo as técnicas e os algoritmos adequados para o projeto. Trabalhei em colaboração com a equipe de engenharia de dados para garantir a integração adequada e a qualidade dos dados.”; “Após uma análise aprofundada, desenvolvi um modelo de recomendação personalizado usando algoritmos de aprendizado de máquina, como filtragem colaborativa e fatorização de matriz. Realizei testes e ajustes contínuos para melhorar a precisão e a eficácia do modelo.”
- Resultado: “Como resultado das minhas ações, o novo sistema de recomendação foi implementado com sucesso, levando a um aumento significativo nas taxas de conversão e na satisfação do cliente. As recomendações personalizadas foram muito bem recebidas pelos usuários, resultando em um aumento nas vendas e fidelização dos clientes.”
Outro fator muito importante durante essa conversa é demonstrar clareza sobre sua carreira e a forma como você faz a gestão dela, destacando seus objetivos e aprendizados. Lembre-se de que ter interesse em mais de uma área é bem-visto, pois mostra uma visão ampla e conhecimento relevante para o negócio.
E o que fazer depois da entrevista? Se você receber um feedback negativo ou for reprovada, não se desanime! Isso não significa que você está eliminada do banco de talentos daquela empresa. Muitas vezes, pode não ser o momento certo para o match acontecer, mas uma boa profissional nunca é esquecida. As recrutadoras mantêm pessoas talentosas no radar para futuras oportunidades. Você pode manter contato com a recrutadora (ou líder da área) por meio de e-mail ou LinkedIn, mostrando interesse em futuras vagas e mantendo um relacionamento profissional. Aqui está um exemplo de mensagem de contato (não se esqueça de adaptar a mensagem para que ela fique com a sua cara):
Olá [Nome da Recrutadora], Espero que esteja tudo bem! Queria agradecer pela oportunidade de ter participado do processo seletivo para a vaga de [Nome da Vaga]. Apesar de não ter sido selecionada dessa vez, gostaria de me manter em contato para futuras oportunidades na [Nome da Empresa]. Admiro muito o trabalho da equipe e adoraria fazer parte dela no futuro. Agradeço novamente e aguardo por possíveis atualizações sobre novas vagas. Atenciosamente, [Seu Nome]
Ainda falando sobre alimentar o relacionamento com pessoas talentosas, aqui na Trimble nós abastecemos nosso pool de mulheres em tech diariamente e mantemos a porta aberta para comunicação, atualizando você trimestralmente por meio de uma news que concentra as novidades e informações mais importantes do período. Todas as mulheres que se inscrevem neste pool recebem essa comunicação por e-mail. É uma boa oportunidade de nos conhecermos melhor e formarmos nosso match no futuro!
E aí, mulher?! Gostou das dicas? Agora, você está mais preparada para arrasar nos processos seletivos para vagas de tecnologia. Lembre-se de que você é incrível e tem muito a oferecer. Não desista dos seus sonhos e continue se dedicando, pois você tem o poder de transformar o mundo da tecnologia com o talento e o conhecimento que possui. Boa sorte em sua jornada rumo ao sucesso!
Autoras Ana Paula Rocha Santos, Senior Talent Advisor na Trimble Psicóloga, profissional de recursos humanos com 7 anos de experiência focada em recrutamento e seleção. Entusiasta de diversidade e inclusão, concentra esforços para impactar a vida das pessoas que se candidatam às vagas de uma forma humanizada, justa e inclusiva. Athina Andrade, Líder de Atração de Talentos para América Latina na Trimble Psicóloga, trabalha há mais de 12 anos como talent advisor de grandes organizações e teve a oportunidade de liderar projetos em multinacionais de diversos segmentos, tanto B2C quanto B2B. Seu propósito é passar pela aventura que é a vida ajudando pessoas e empresas a se conectarem. Seu objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a viverem uma vida mais cheia de significado e conectadas com o que as faz bem. Revisora Luciana Fleury, jornalista
Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Dados: ampliando as fronteiras.