Por: Maria Luiza Fernandes – Astronauta do Curso Back-End: Minha primeira API
Empoderamento, aprendizado e dificuldades
A PrograMaria foi uma surpresa muito grande para mim. Iniciei minha carreira na tecnologia quando comecei a estudar Desenvolvimento de Sistemas na ETEC Abdias do Nascimento – Paraisópolis, São Paulo. Porém, a evolução do meu aprendizado foi impossibilitada devido à pandemia, à escassez de professores e à falta de recursos. Quando conheci a PrograMaria, que diga-se de passagem foi muito por acidente (graças a uma indicação de uma apresentação que assisti sobre mulheres na tecnologia), um leque enorme bateu na minha cara. Pude ver o carinho, a dedicação e o esforço que todos do time PrograMaria tem para ensinar e empoderar mulheres nessa área que ainda é tão dominada por homens, brancos e héteros mas que necessita, a cada dia mais, de mão de obra.
A PrograMaria ensinou que a tecnologia é ampla e diversa. Cada contribuição, cada colaborador, cada especialista faz a diferença para conseguirmos deixar o mundo moderno mais tecnológico, e claro, por quê não sustentável?
Durante os meses do Curso Eu ProgrAmo, na área de Back-End, pude entender mais como a base da internet funciona. Além disso, a PrograMaria humanizou o aprendizado em tecnologia, sempre respeitando o tempo de cada alune em seu processo, diferentemente de outros lugares que inspiram a competição, o ódio e os preconceitos contra pessoas que estão nessa área e que são fora dos padrões dos profissionais de tech que vemos por aí.
Além do ensinamento maravilhoso, leve e muito intuitivo que tive acesso, a instrutora Simara Conceição é uma diva. Bem humorada, didática e simpática, ela te prende a atenção e ensina conceitos “difíceis” de uma forma leve, que no fim, você entende.
Claro que não posso deixar de falar dos momentos difíceis, dos dias que o código não rodava de jeito nenhum e do desespero que tive em algumas situações, óbvio que a raiva e a mágoa vem, mas com esse time especial da PrograMaria, pude concluir todas as atividades e entregar o desafio final. Todas as dúvidas que tive foram prontamente saneadas pela tutora Larissa, que tem olhos de gavião, capazes de enxergar erros que ninguém mais poderia.
Agradeço à PrograMaria por todo o carinho, respeito, aprendizado e, claro, a oportunidade de capacitar mais pessoas ao mercado tão amplo e, ao mesmo tempo, tão fechado que é a tecnologia!
Vercel do site funcionando com meu código back-end: https://codigos-frontend-programaria.vercel.app/