Os exercícios a seguir fazem parte da PrograMaria Sprint Tech Leads.
Depois dos conteúdos de liderança de time do módulo 04, que versam sobre plano de carreira e feedback, é chegada a hora de colocá-los em prática!
Confira!
Atividade para todes
Plano de Carreira Foguete
Olhe para a sua trajetória ou para alguém que trabalhe com você, e estruture um plano de carreira.
- Qual é o nível de senioridade ou nível da empresa?
- Qual é o momento atual no time?
- Qual é o objetivo na carreira?
- Qual são os pontos fortes?
- Qual são os pontos a serem desenvolvidos no nível/na senioridade atual?
- Qual os pontos a serem desenvolvidos para o próximo nível/senioridade?
- Quais são as ameaças que podem impedir o alcance desse objetivo?
- Quais são os pontos de ação para o desenvolvimento?
Depois, compartilhe essa tarefa no canal #mód-4-carreira e converse com as demais pessoas sobre como fizeram essa estruturação, quais dúvidas surgiram sobre o processo de reconhecer em que fase de carreira está e os objetivos a serem alcançados. Discutam e troquem também ideias de pontos de ação e de como ficou a estrutura final deste documento.
Feedback de Milhões
Feedbacks não são só de líderes para pessoas lideradas, mas para todas as pessoas. Então, reflita um pouco sobre as pessoas com as quais você trabalha ou já trabalhou e estruture quais são os pontos que você gostaria de dar de feedback a elas.
Em seguida, escreva um documento contendo esses feedbacks que você passaria em uma conversa com essa pessoa. Compartilhe no canal #mód-4-feedback e converse com as demais pessoas sobre o exercício, comentando qual o objetivo do feedback e revisando o trabalho delas com dicas.
Depois de várias reflexões, levante seus pontos de dores e de mudanças. Compartilhe-os no canal #mód-4-gestão-tempo e troque ideia sobre organização de tempo com outras pessoas.
Acredite! Esse é um tópico sobre o qual sempre estamos aprendendo!
Autora Pamela Peixinho atua como gerente de engenharia na Inventa e enfrenta, atualmente, o desafio de atuar na gestão de gestores, equilibrando com processos da tribo, visão estratégica, formação de times e liderança técnica. É fascinada em como boas ideias desenvolvidas por uma equipe diversa de alta moral com qualidade técnica podem ter tanto impacto. Gosta muito de falar sobre gestão e diversidade, participa ativamente na evolução contínua da inclusão na engenharia e está focada agora na representatividade em posições de gestão (em todos os níveis). Revisora Stephanie Kim Abe é jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Trabalha na área de Educação e no terceiro setor. Esteve nos primórdios da Programaria, mas testou as águas da programação e achou que não era a sua praia. Mas isso foi antes do curso Eu Programo…
Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Tech Leads.
Trabalho em uma empresa com 19 anos no mercado Brasileiro, mas que começou a investir em transformação digital a partir do ano passado. O time formado para essa nova etapa tem um desafio muito grande pois a mudança de uma cultura tão enraizada é difícil de transpassar. E fazer a gestão de pessoas que assim como eu estão aprendendo sobre tecnologia, ao mesmo tempo que temos mudar essa forma de pensar desde a diretoria até o operacional não tem sido nada fácil, e temos muitas barreiras para conseguir avançar. Essa mudança de pensamento tem sido o maior desafio, pois as pessoas ainda não estão abertas ao ágil.