Rosi Teixeira e Lais Gomes, da Thoughtworks, explicam o que é liderança técnica holística, dão dicas de como se tornar referência e elencam habilidades importantíssimas para quem é ou quer se tornar tech lead
Você lembra da primeira pessoa tech lead que te marcou? Quais eram as suas características e habilidades? Ela era a pessoa que sabia de todos os padrões, que liderava as decisões técnicas? A pessoa mais técnica de todas do time?
A partir dessa reflexão, Rosi Teixeira e Lais Gomes, da Thoughtworks, nos guiam por uma reflexão sobre qual o real papel e as características mais importantes de uma tech lead. E engana-se quem pensa que ter todas as habilidades técnicas é a chave de tudo.
“Em termos práticos, as habilidades que nos ajudam a lidar com pessoas deveriam, pelo menos, estar em equilíbrio com as nossas habilidades técnicas”, explica Lais.
No vídeo, elas apresentam o conceito de “liderança técnica holística”, que é a pessoa que se interessa por cada uma das pessoas do time como um todo, não apenas em relação ao seu trabalho. Elas ainda dão dicas e explicam as quatro bases desse conceito – que envolve conexão com as pessoas, criar um espaço seguro, ser referência e ter boa performance.
Confira!
Autoras Lais Gomes é tecnologista e engenheira de software lead com mais de 11 anos de experiencia. Atua como Account Technical Principal na Thoughtworks, liderando equipes de engenharia de software. Tem formação em ciência da computação, acredita em futuros mais inclusivos na tecnologia e gosta de falar sobre lideranças técnica holistica, entrega de valor e carreira de mulheres pretas in tech. Rosi Teixeira é tecnologista há mais de 25 anos e thoughtworker há quase 4 anos – atualmente no cargo de Head de Tecnologias Emergentes e Comunidades. Amante e patrocinadora do trabalho em equipe, acredita na força do coletivo e em como pessoas diferentes podem construir coisas incríveis juntas. É com esse espírito que trabalha para fazer, dos produtos e serviços que entrega, elementos transformadores dos negócios e da sociedade. Revisora Stephanie Kim Abe é jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Trabalha na área de Educação e no terceiro setor. Esteve nos primórdios da Programaria, mas testou as águas da programação e achou que não era a sua praia. Mas isso foi antes do curso Eu Programo…
Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Tech Leads.
O que você achou deste conteúdo? Deixe sua avaliação abaixo: