Por que ainda precisamos falar sobre maternidade e carreira
Nenhuma mulher deveria precisar escolher entre maternidade e carreira, mas não é isso que os dados mostram. A pesquisa Crescer 2019 mostrou que 94% das mulheres que responderam à pesquisa relatam ter dificuldade para conciliar a carreira com a maternidade, 64% disseram ter tido a carreira prejudicada pela maternidade – seja porque tiveram de recusar projetos mais ambiciosos ou promoções para terem tempo para a família, seja porque deixaram de ser promovidas por serem mães.
Há essa ideia de que a maternidade é uma sentença para a carreira das mulheres e, infelizmente, há fundamento nessa crença: metade das mulheres grávidas são demitidas em até dois anos após a volta da licença-maternidade. Entre fatores, vemos o peso da responsabilidade do cuidado com filhas e filhos e o trabalho doméstico que recai sobre as mulheres, em parte pela falta de habilidade das empresas em oferecer um ambiente conciliador para as funcionárias.
Confira na íntegra:
Maternidade: entre a proibição e a obrigação
Nenhuma mulher deve ser obrigada a ser mãe, nem impedida de ser mãe. Porém, sabemos que muitas dinâmicas da sociedade colocam em xeque nossa autonomia.
Viviana Santiago, Colunista na RevistaAzMina e Gerente de Gênero e Incidência Política no Terceiro setor, trouxe reflexões importantes sobre maternidade, carreira e direito das mulheres.
Minha jornada como mãe e diretora em uma empresa de tecnologia
Nesta palestra, Gabriela Araújo, Diretora de Operações na Avanade, contou como foi engravidar de gêmeos e conquistar promoção para a diretoria da empresa. Além de compartilhar os ensinamentos que a sua história de vida proporcionou, e como ela concilia os diversos papéis que exerce.
Maternidade e Carreira na Tecnologia
Neste painel, Kelly Silva Baptista (Coordenadora Geral da Fundação 1BI) mediou um bate-papo com Bruna Santos (Desenvolvedora Júnior na Avanade), Mariane Pacheco (Sr Cons, Business Analysis na Avanade) e Mávia Ferreira (Analista, Solutions Dev na Avanade) sobre ser mãe e ter uma carreira na tecnologia. Elas compartilharam suas vivências, abordando temas relacionados à parentalidade, o que mudou na vida profissional delas após se tornarem mães, o preconceito, a volta ao mercado e outros temas, como autoconhecimento, autorregulação, estereótipos de gênero, divisão de tarefas e carreira para que todas mães sintam-se abraçadas virtualmente e terminem esta experiência com um cinturão de utilidades e uma clareza emocional para lidar com este complexo cenário de trabalho com filhas/filhos na pandemia.
Interpretação de Libras feita por Mirian Caxilé.
Este evento fez parte da Série PrograMaria Encontros powered by Avanade. Confira aqui como foram as outras edições:
- Encontros 1 – Caminhos de carreira: como é trabalhar em uma consultoria de tecnologia?
- Encontros 2 – Liderança e gestão em tempos de crise: como cuidar e engajar times de tecnologia à distância
- Encontros 3 – Métodos ágeis: cases e práticas
- Encontros 5 – Machine Learning: cases, práticas e tendências
- Encontros 6 – Transição de carreira para tecnologia: vivências e caminhos