One-on-ones (1:1s) é uma estratégia de gestão de pessoas para que as pessoas colaboradoras se sintam ouvidas e estejam conectadas como indivíduos às pessoas lideradas. Além de mais conexão, essas reuniões um para um (como também são conhecidas) são importantes para que a tech lead mostre que o foco realmente está nas pessoas.
Para Beatriz Tavares, gerente de engenharia de software do Nubank, a prática está ligada a uma liderança humanizada. Nesta conversa, ela dá dicas de como fazer uma boa one-on-one – por exemplo, planejando os tópicos, se atentando à cadência das reuniões, abordando performance e feedbacks contínuos – e do que evitar (cobranças, pré-julgamentos, interrupções a toda hora etc). Além disso, ela chama atenção para uma questão fundamental: a escuta ativa.
Assista todo o vídeo abaixo:
Autora Beatriz Tavares é formada em ciência da computação e gerente de engenharia de software no Nubank. Atua há mais de oito anos na área de tecnologia e há mais de três em posições de liderança de times de desenvolvimento de software – onde descobriu sua paixão por lidar com pessoas e agilidade. Com o passar do tempo foi percebendo a incoerência de produtos de tecnologia serem criados para todes, mas não por todes. Questionando essa falta de inclusão e diversidade no mercado, passou a trazer com ela inquietações e movimentações para dentro das empresas e do mundo tecnológico. Revisora Stephanie Kim Abe é jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Trabalha na área de Educação e no terceiro setor. Esteve nos primórdios da Programaria, mas testou as águas da programação e achou que não era a sua praia. Mas isso foi antes do curso Eu Programo…
Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Tech Leads.
O que você achou deste conteúdo? Deixe sua avaliação abaixo:
Beatriz apresentou com maestria a importância desses momentos de conexão por meio da estratégia de gestão de pessoas usando a “metodologia” one-on-ones. De fato, times com relação de confiança forte, entre líderes e liderados e entre os integrantes, entregam muito mais e lidam com tranquilidade com os desafios e situações “fora da rota”. Parabéns pelo conteúdo.