Já pensou como seria o seu dia ideal de trabalho? Esse é um dos exercícios e dicas que podemos utilizar na hora de definir nossos objetivos e construir um plano de carreira; saiba mais
Em qualquer situação da vida — seja uma trilha, uma viagem, uma mudança de vida, um empreendimento —, é sempre interessante fazermos um plano, que nos indica onde queremos chegar e como fazer para alcançar esse objetivo. Logo, com a nossa carreira profissional não é diferente.
Construir um plano de carreira traz muitos benefícios — conhecimento e auto-consciência, auto-desenvolvimento (de sofft skills, por exemplo) e satisfação profissional são alguns deles. Mas muita gente tem dificuldade em fazer esse planejamento.
Para ajudar nessa empreitada, as profissionais da Lojas Renner S.A. Ana Carolina de Lira Quaresma, Catarina Junqueira e Maria Barrett explicam as seis etapas que envolvem a construção de um plano de carreira:
- Refletir e compartilhar;
- Conhecer a si mesmo;
- Entender o seu propósito, objetivos e prioridades;
- Definir seu plano de desenvolvimento individual;
- Colocar seu plano em prática;
- Refletir o progresso e celebrar.
Além de dar insights sobre cada um dos passos, elas indicam ferramentas — como teste de personalidade, metodologia SMART, modelo de plano de carreira em excel — que são ótimas para dar aquele empurrãozinho a mais a quem está precisando. Por exemplo: já pensou em como seria o seu dia ideal de trabalho? Esse exercício é simples e efetivo para definir algumas questões sobre que tipo de trabalho ou empresa você se vê trabalhando.
Elas ainda fazem questão de reforçar que o plano de carreira é um documento vivo, passivo de mudanças — assim como nós mesmas.
Confira todas as dicas no vídeo abaixo:
Autora Ana Carolina de Lira Quaresma é coordenadora de dados nas Lojas Renner S.A. Formou-se em engenharia química, porém sua paixão por gestão e tecnologia a fez migrar de carreira. Acredita que tecnologia e dados são importantes para a evolução de qualquer empresa e que todas as mulheres precisam ter a oportunidade de mostrar sua capacidade em atuar nessa área. Maria Barrett atua há mais de cinco anos em Analytics. Tem graduação em matemática aplicada e trabalha atualmente como especialista em análises de dados no time de Insights da Lojas Renner S.A., atuando como ponte entre negócio e soluções data-driven. Membra e Chapter Lead do grupo Women in Data, tem como missão ajudar as pessoas a resolverem seus problemas usando dados e tecnologia. Catarina Junqueira trabalha como especialista em dados na Lojas Renner S.A. É especialista em Otimização Logística, Data Analytics e Pesquisa Operacional, com nove anos de experiência em projetos corporativos, acadêmicos e de consultoria com foco em insights de negócio para logística. Doutora em Engenharia Elétrica e mestre em Pesquisa Operacional pela UNICAMP, atualmente cursa MBA em Data Science e Analytics na USP/ESALQ. Revisora Stephanie Kim Abe é jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Trabalha na área de Educação e no terceiro setor. Esteve nos primórdios da Programaria, mas testou as águas da programação e achou que não era a sua praia. Mas isso foi antes do curso Eu Programo…
Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Tech Leads.
O que você achou deste conteúdo? Deixe sua avaliação abaixo: