Entenda tudo o que envolve monitoração e observabilidade: do conceito às melhores práticas, dos pilares às ações proativas ou reativas, dos alertas e logs à manutenção de serviços
Quem programa/coda sabe a importância de saber exatamente o que está acontecendo nos nossos serviços ou produtos. Por isso, é preciso observá-lo e monitorá-lo constantemente — é isso o que nos permite entender o que está errado (sintoma) e por que (causa), para então tomar uma atitude a respeito e consertá-lo.
É sobre esses dois conceitos — monitoramento e observabilidade — que Damiana Costa, staff engineer da PicPay, trata neste vídeo.
A engenheira não deixa nada de fora: fala sobre a diferença entre monitoramento e observabilidade, para que servem, qual a sua importância e os seus pilares. Ela aborda as siglas envolvidas — SLA, SLI e SLO —, e como escrever melhores logs.
E ainda comenta as ações proativas e reativas na manutenção dos seviços e traz ferramentas e referências para quem quer saber mais sobre monitoração e observabilidade.
Confira abaixo:
Autora Damiana Costa é especialista em desenvolvimento da PicPay. Apaixonada por tecnologia, atua com desenvolvimento de soluções e liderança técnica em times multidisciplinares. É formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e é agnóstica à linguagem de programação. Acredita que lugar de mulher é onde ela quiser estar! Revisora Stephanie Kim Abe é jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Trabalha na área de Educação e no terceiro setor. Esteve nos primórdios da Programaria, mas testou as águas da programação e achou que não era a sua praia. Mas isso foi antes do curso Eu Programo…
Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Tech Leads.
O que você achou deste conteúdo? Deixe sua avaliação abaixo: