O PrograMaria Fala desse mês vai receber Gisele Pelarim, Gerente de Experiência de Pessoas e líder do pilar de Engajamento & Retenção da Trimble
Vamos recebê-la ao vivo para responder às suas perguntas no dia 23/11, às 19h!
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por este link! Você ainda terá a oportunidade de mandar perguntas direto para Gisele, além de concorrer a uma mentoria exclusiva com ela, para falar de carreira, jornada e receber dicas para se destacar em Processos Seletivos!
INSCREVA-SE GRATUITAMENTE E PARTICIPE!
Gisele tem uma trajetória inspiradora: começou como recepcionista na Trimble em 2008 e, com a ajuda de uma liderança dedicada e interessada, hoje ocupa o cargo de Gerente de Experiência de Pessoas, sendo a líder do pilar de Engajamento e Retenção.
Acabou se envolvendo desde cedo com os processos de Recursos Humanos e Recrutamento e, mesmo com uma formação em Direito, não teve medo de seguir essa carreira.
“Entrei bem novinha na Trimble. Na época, eu era recepcionista e estudava na faculdade de Direito. Uma das minhas responsabilidades era cuidar dos processos de RH e eu sempre gostei muito, mesmo naquela época.
Quando surgiu a oportunidade de crescimento, eu tive o super privilégio de ter pessoas líderes que perguntaram o que eu gostaria de fazer e como eu gostava muito desses processos, foi o lado que entrei. Na época, ainda éramos uma empresa pequena e tivemos uma consultora que nos ajudou a desenhar a área de RH.
Enquanto tudo isso acontecia, eu fui me vendo mais longe do Direito. Não conseguia ver sentido para minha carreira advogar, mas ao mesmo tempo, a faculdade me ajudou (e me ajuda muito, ainda!). Dentro da minha área de People Experience hoje e mesmo na época da criação da área, lá no começo, o Direito Trabalhista sempre foi um ponto que eu tinha facilidade – e que me ajudava a desenhar as estratégias que faziam mais sentido para a empresa.
Não sei se eu considero que fiz uma transição de carreira, mas sem dúvida, segui um caminho diferente do que imaginava no começo. E não me arrependo das escolhas – a gente sempre leva a nossa bagagem pra onde formos, né? E nos ajuda a ser melhores profissionais.”
A Tecnologia também teve um papel importante na carreira dela:
“A tecnologia sempre esteve presente no meio onde eu trabalhava – tenho sempre pessoas muito tecnológicas por perto e isso sempre foi muito bom pra mim, pois eu aprendi a utilizar ferramentas que facilitam o dia a dia, ter curiosidade de me atualizar e fazer parte desse meio de tecnologia, eu estou sempre conseguindo acompanhar e entender o quanto isso é importante.
Percebo que, mesmo não sendo uma pessoa desenvolvedora, estar numa empresa de tecnologia facilitou e facilita muito o meu trabalho hoje.
E dentro do meu desenvolvimento de carreira, eu pude trabalhar dentro de Recrutamento e Seleção em Tech e foi uma experiência muito diferente! A área passa por muitas mudanças e o mercado é (e sempre foi, na verdade) extremamente aquecido. Hoje em dia, além da recrutadora precisar se manter em dia com as tecnologias, também é necessário entender sobre os diferentes perfis geracionais da área e até a mudança da dinâmica de trabalho, com o híbrido e o remoto.”
Com 13 anos de experiência na área e respirando tecnologia todos os dias, a Gisele trouxe um gostinho do que ela vai dizer pra gente no dia 23!
“Acho que algumas dicas de ouro, na hora de se aplicar para novos processos:
Linkedin sempre atualizado e focado para a carreira que você quer, utilizando palavras chaves que ajudarão na busca das pessoas recrutadoras.
Tome cuidado com a atitude em relação às pessoas recrutadoras – a gente nunca sabe o dia de amanhã e sempre bom ter bons relacionamentos, mesmo que você não tenha interesse naquela empresa no momento. O Networking com pessoas recrutadoras vai ser sempre legal para você 😉
Quando sair de um lugar, tente sair sempre de portas abertas, as empresas podem pedir pedem sempre referências umas pras outras – e as pessoas também mudam de empresa e podem sempre te levar junto (networking é importante!)
Tente sempre fazer projetos e testes em relação às tecnologias que você estuda – trazer cases e projetos além do conhecimento teórico é super importante – ter um portfólio bem atualizado e organizado (e voltado para o que você quer!) é também um diferencial. Formação acaba quase não contando tanto quanto esse background prático, sabe?
E por último: esteja sempre atualizada! Principalmente em relação a empresa que você está aplicando – ler sobre elas, saber mais sobre as tecnologias que eles usam e até conversar com alguém que já trabalha lá é uma boa dica ;)”
Quer ouvir mais dicas incríveis sobre como se destacar em Processos Seletivo em tech e conhecer mais sobre a Gi?
Então inscreva-se gratuitamente para o PrograMaria Fala, que acontece no dia 23/11, às 19h, pelo link abaixo e envie sua pergunta!