Design inclusivo: Acessibilidade na área de Dados

Cristiane Rodrigues da Silva Analista de BI Montreal

Sou uma Cientista de Dados com titulo de pós graduaçao (Lacto Sensu) na área e possuo conhecimento avançado em Python, Spark e Pyspark, SQL, Power BI, Tableau e fundamentos em Cybersecurity. Experiência no desenvolvimento de rotinas ETL (Extração, Transformação e Carregamento de Dados) , em IA Generativa com AWS (Bedrock e Sage Maker), em nuvem AWS (AWS Glue, AWS Lambda, AWS Athena).

A acessibilidade na área de dados é essencial para garantir que informações cruciais estejam disponíveis para todes, independentemente de especificações físicas ou cognitivas. Dashboards acessíveis permitem que as pessoas usuárias com deficiências interajam de forma eficaz com os dados, promovendo inclusão e equidade. Ao adotar práticas de design inclusivo, como legendas claras e opções de navegação assistida, garantimos uma melhor experiência para todas as pessoas usuárias. Além disso, a acessibilidade amplia o alcance e o impacto das soluções de dados, beneficiando uma maior diversidade de públicos.

 

Negócio de impacto social que empodera mulheres com habilidades em tecnologia e programação. Realiza eventos, oficinas, cursos de formação técnica e outras soluções para empresas promoverem mais diversidade e se conectarem com mais mulheres na tecnologia. Foi reconhecida como a melhor startup de Impacto Social no Startup Awards 2019, acelerada no programa Itaú Mulher Empreendedora, e também residente da Estação Hack, parceria entre Facebook e Artemisia.