Projeto Araceli: IA no combate ao abuso sexual infantil

Leo Sampaio, Professora Doutora Universidade de São Paulo (ICMC-USP)

Professora Doutora na USP, Leo se especializa na área de Visão Computacional (“IA para Imagens”). Durante o doutorado (USP) atuou sobre os subtemas de Aprendizado de Representações e Busca de Imagens. Foi pesquisadora em Pós-Doutorado na UNICAMP, onde inciou o trabalho com o projeto Araceli (em andamento), atuando sobre o reconhecimento automático de conteúdos sensíveis sob protocolos de poucos dados e generalização de domínios.

O projeto Araceli é uma parceria UNICAMP-UFMG que desenvolve soluções de Inteligência Artificial para a detecção automática de materiais de abuso sexual infantil (child sexual abuse material, CSAM). Contamos com colaborações essenciais com a Polícia Federal e Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo, pois apenas profissionais treinados podem manipular este tipo de dado. Nesta palestra, vamos falar sobre o processo de trabalhar com estes materiais e principalmente como obter resultados sem ter acesso direto ao conteúdo sensível.

 

Negócio de impacto social que empodera mulheres com habilidades em tecnologia e programação. Realiza eventos, oficinas, cursos de formação técnica e outras soluções para empresas promoverem mais diversidade e se conectarem com mais mulheres na tecnologia. Foi reconhecida como a melhor startup de Impacto Social no Startup Awards 2019, acelerada no programa Itaú Mulher Empreendedora, e também residente da Estação Hack, parceria entre Facebook e Artemisia.