Neste workshop, vamos explorar habilidades que podem ser desenvolvidas a partir de uma jornada profunda de olhar para dentro com uma abordagem prática, sensível e inspiradora
Você sabia que o autoconhecimento pode potencializar o desenvolvimento de suas soft skills?
Antes de explicar como, é preciso entender um pouco os conceitos que essa pergunta carrega. É dessa forma que Amanda Gregório, desenvolvedora front-end na Unicred do Brasil, começa seu workshop. Ela explica o que são as soft skills (habilidades não técnicas) e por que são importantes, além de exemplificar como algumas delas podem tornar o ambiente de trabalho mais eficaz.
Em seguida, ela se debruça sobre o que é autoconhecimento – a capacidade de olhar pra dentro e reconhecer quem você é. Ela então apresenta a tríade do autoconhecimento, ou seja, os três pilares que dão base a se descobrir melhor.
Assim, com uma abordagem prática, sensível e inspiradora, o objetivo deste workshop é te guiar por reflexões sobre suas habilidades, valores e interesses, reconhecendo seus pontos fortes e identificando áreas de desenvolvimento – processo este fundamental para seu início ou transição de carreira na tecnologia.
Por fim, ela explica como todo esse processo ajuda a identificar padrões, a entender onde investir energia e a ter mais protagonismo.
“Quando você se conhece, aprende e valoriza o que já é, a potência em você, você reconhece os seus pontos fortes. Isso fortalece a sua autoestima e isso te dá base para desenvolver outras habilidades com mais leveza e consciência”, diz.
Veja mais:
Autora Amanda Gregório é formada em Ciência da Computação e desenvolvedora front-end na Unicred do Brasil. Tem como missão de vida fomentar a transformação socioeconômica de mulheres através da tecnologia, por isso sempre busca desafios que irão agregar mais experiências para executar esse objetivo da melhor forma. Revisora Stephanie Kim Abe é jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Trabalha no terceiro setor, cobrindo Educação ou apoiando a comunicação de organizações da sociedade civil. Esteve nos primórdios da Programaria, mas testou as águas da programação e achou que não eram a sua praia.
Este conteúdo faz parte da PrograMaria Sprint Primeiros passos em tech.