Confira a agenda do Inspira:
- 19h | Abertura
- 19h20 | Lightning Talk
- 19h35 | Lightning Talk
- 19h50 | Lightning Talk
- 20h05 | Lightning Talk
- 20h20 | Lightning Talk
- 20h35 | Lightning Talk
- 20h50 | Palestra
- 21h20 | Encerramento
Tecnopolítica e o eco das mulheres Indígenas
Organização política das mulheres indígenas por meio do audiovisual e como estamos fazendo a vigilância e monitoramento do território Indígena.
INDIMAP – Plataforma de Monitoramento de Terras Indígenas
Ferramenta que tem o propósito de divulgar e combater ilícitos ambientais em terras indígenas. Utilizando dados geoespaciais para monitorar e divulgar em tempo real focos de queimadas e desmatamentos em terras indígenas brasileiras, o projeto pode ter grande impacto social, tecnológico e científico.
Tecnologias ancestrais amazônidas e acesso à cidadania
As tecnologias ancestrais do povo amazônida desde sempre foram base para manter a floresta em pé. Antes das hashtags em prol da Amazônia, existem indígenas, extrativistas, ribeirinhos e quilombolas, usando e cuidado desses solos e dessas águas de forma sustentável e renovável. Conhecimentos orgânicos de como ticar o peixe, jogar a tarrafa, fazer um chá para cólica, saber se vai ou não chover, tudo isso a ciência academicista e eurocentrada nos rouba e renomea desde a nossa colonização até hoje.
ResistEnem é uma ideia que surgiu de três mulheres, duas amazônidas e duas mulheres pretas e todas de periferia, que sabem a importância e as dificuldades da educação pública brasileira. O ResistEnem é um projeto político-popular que tem por objetivo auxiliar alunes de baixa renda a se prepararem para a prova do ENEM, utilizando o WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem.
Outra maneira de entender as tecnologias onde elas nascem e fervem é a Conferência Nacional das Favelas, maior encontro nacional de debates sobre clima, economia, tecnologia e protagonismo periférico diante do novo cenário mundial.
Esgotadas: o que podemos fazer pela saúde mental das mulheres?
Mais de 1 bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental ou causado pelo uso de substâncias antes da pandemia. Mais da metade eram mulheres. Só no Brasil, 7 em cada 10 pessoas diagnosticadas com depressão e ansiedade eram mulheres.
A covid-19 agravou esse quadro e as sequelas dessa crise sem precedente permanecem, sobretudo na saúde mental das mulheres.
Para entender esse contexto, perguntamos às brasileiras quais aspectos da vida têm gerado sofrimento e insatisfação atualmente — e de que forma elas cuidam da própria saúde mental.
Os números assustam, mas não surpreendem.
Quase metade (45%) possui um diagnóstico de ansiedade, depressão ou algum outro transtorno mental.
Gênero, Raça e Tecnologia: construindo o mundo em que queremos viver
Junte-se a uma conversa inspiradora com a renomada autora e professora Ruha Benjamin. Com mediação de Tais Oliveira, fundadora e Diretora Executiva do Instituto Sumaúma, e pesquisadora sobre impacto das tecnologias, a professora Benjamin compartilha sua visão sobre diferentes temas que envolvem a interseção entre tecnologia, sociedade, raça e justiça.
Ruha Benjamin destaca exemplos inspiradores de iniciativas que utilizam a tecnologia para iluminar injustiças e capacitar comunidades marginalizadas, provocando a reimaginar ferramentas tecnológicas de maneira inspiradora.
Uma visão emocionante e desafiadora do papel da tecnologia na sociedade atual.
Mediadora
A Feira de Oportunidades esse ano oferece duas maneiras de interação: online e presencial!
Todes terão oportunidade de conversar com as empresas, concorrer a prêmios e ter acesso a conteúdo exclusivo, nos dois ambientes.
Passaporte
Concorra a prêmios incríveis da PrograMaria e das nossas Patrocinadoras respondendo a questões em que as respostas que você encontra durante o Summit!
Agenda
Saiba o que está rolando e o que vai rolar em cada pedacinho online e presencial do Summit!
Confira nossa agenda!
Conexões Potentes
PrograMaria Summit 2023 preparou uma maneira de vocês se conhecerem e fazer aquela rede de apoio linda! Visite aqui a nossa Planilha das Conexões Potentes!
Negócio de impacto social que empodera mulheres com habilidades em tecnologia e programação. Realiza eventos, oficinas, cursos de formação técnica e outras soluções para empresas promoverem mais diversidade e se conectarem com mais mulheres na tecnologia. Foi reconhecida como a melhor startup de Impacto Social no Startup Awards 2019, acelerada no programa Itaú Mulher Empreendedora, e também residente da Estação Hack, parceria entre Facebook e Artemisia.