A famosa canção “Pais e Filhos”, escrita por Renato Russo em 1992, nos lembra: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã. Porque se você parar pra pensar, na verdade, não há.” Essa reflexão profunda nos leva a considerar a brevidade da vida e a importância de valorizar cada momento com as pessoas que amamos.
Todos temos pessoas em nossas vidas que tiveram um impacto significativo na nossa história. Então, por que esperamos até que alguém se vá para honrá-lo e expressar nossa gratidão?
O palestrante Walter Green aborda esse tema em seu TEDx “Why we should eulogize the living”, compartilhando a mensagem poderosa do movimento “Say It Now”. Este movimento nos encoraja a prestar homenagem às pessoas enquanto elas continuam entre nós, em vez de esperar até que seja tarde demais. É uma ideia simples, mas profundamente significativa.
A vida no ritmo acelerado
Frequentemente, o ritmo acelerado da vida nos distrai de expressar nosso apreço pelas pessoas. Nosso dia a dia nos absorve, e adiamos expressar gratidão, pensando que sempre haverá tempo no futuro. No entanto, a verdade é que nunca sabemos o que o futuro nos reserva.
Além disso, muitas vezes nos deixamos distanciar por aquilo que achamos que sabemos sobre os outros. A pressa em responder, a falta de paciência para escutar, e a dificuldade em ser empático podem nos impedir de amar plenamente. Afinal, amar o outro não é fácil; requer exercitar nossa capacidade de entender os sentimentos, ações e atitudes do outro.
A importância da comunicação não-verbal
Daniel Goleman, em seu livro “Inteligência Emocional – A Teoria Revolucionária que Redefine o que é ser Inteligente”, afirma que “Uma regra elementar usada nas pesquisas de comunicações é que 90% ou mais de uma mensagem emocional são não verbais.”
Muitas vezes, deixamos de demonstrar o nosso amor porque não conseguimos identificar o amor no outro. Nem sempre esse amor é inexistente; às vezes, a pessoa está apenas passando por um processo difícil, que requer nossa empatia e compreensão.
Abrace o movimento “Say It Now”
O movimento “Say It Now” nos lembra da importância de quebrar essa tendência. Ele nos incentiva a expressar gratidão, amor e apreço pelas pessoas que fazem diferença em nossas vidas enquanto elas continuam ao nosso lado.
Isso não apenas traz alegria para aqueles que recebem essa gratidão, mas também enriquece nossas próprias vidas. Quantas vezes já nos arrependemos de não ter dito o quanto alguém significa para nós? O movimento “Say It Now” nos liberta desse peso, permitindo-nos viver sem arrependimentos.
Amor em ação
Madre Teresa de Calcutá, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, dizia: “Se você deseja mudar o mundo, vá para casa e ame a sua família.” Isso não significa viver em relacionamentos abusivos ou em perigo, mas sim, quando possível, demonstrar amor e exercer a empatia.
Vamos abraçar o presente e dizer “obrigade” agora. Nunca é cedo demais para expressar amor e gratidão. Ao fazer isso, não apenas enriquecemos nossas próprias vidas, mas também iluminamos o dia daqueles que nos rodeiam.
Expressar amor e gratidão não deve ser uma tarefa adiada. Ao adotarmos a prática do “Say It Now”, cultivamos relacionamentos mais profundos e significativos.
Que tal começar hoje?
Diga a alguém o quanto ele é importante para você e veja como esse simples gesto pode transformar seu dia e o da outra pessoa. O óbvio sempre precisa ser dito! O que você diz, cura!
Como esse artigo impactou você? Curte, comente e compartilhe! Vamos fazer o amor preencher o mundo!
Artigo escrito por Aline Maria Frez Ouverney, da Comunidade PrograMaria.